Contador de Visitas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Leitura e produção - atividade 05

APRENDENDO A CONHECER
Qualquer ato do conhecimento deve ser do geral para o particular, o objetivo do ato educativo é conhecer o todo. Para um espírito verdadeiramente formado é necessário ter cultura geral para que não haja risco de desinteresse dos outros e dificuldade de cooperação em qualquer matéria.
Aprender as metodologias que favorecem o processo ensino-aprendizagem, isto é, aprender a procurar o conhecimento por si próprio, exercitando desde a infância a atenção, a memória e o pensamento.
Esta aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento. Debruça-se sobre o raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos cognitivos por excelência. Contudo, deve existir a preocupação de despertar no estudante, não só estes processos em si, como o desejo de os desenvolver, a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor. O ideal será sempre que a educação seja encarada, não apenas como um meio para um fim mas também como um fim por si. Esta motivação pode apenas ser despertada por educadores competentes, sensíveis às necessidades dos estudantes, capazes de lhes apresentarem metodologias adequadas, ilustradoras das matérias em estudos e facilitadoras da retenção e compreensão das mesmas.
Pretende-se despertar em cada aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor, ajudando-os a desenvolver as armas e dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico.
Em vista a este objetivo, sugere-se o incentivo, não apenas do pensamento dedutivo, como também do intuitivo, porque, se é importante ensinar o “espírito” e método científicos ao estudante, não é menos importante ensiná-lo a lidar com a sua intuição, de modo a que possa chegar às suas próprias conclusões e aventurar-se sozinho pelos domínios do saber e do desconhecido.
Estamos numa etapa de ampliação do conhecimento do universo em todas as dimensões: científica, psicológica e espiritual. A comunicação em rede, o acesso fácil à informação está contribuindo para uma aceleração da aprendizagem coletiva. A evolução cultural e social pode ser vista como um processo de aprendizagem no decorrer do qual a humanidade intensifica sua inteligência coletiva.
Pensar é voar sobre o que não se sabe. Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido. (Rubem Alves)
Aprimorando o conhecimento
Ampliação do conhecimento

Um comentário:

Unknown disse...

Veja que o hiperlink na sua postagem leva a página principal dos artigos e não ao artigo que você fez a leitura.
É interessante que você esclareça na postagem que a tua escrita é feita com base no artigo lido.