Contador de Visitas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pesquisando na internet

Software Livre

Os desenvolvedores de software na década de 70 freqüentemente compartilhavam seus programas de uma maneira similar aos princípios do software livre. É neste aspecto que o movimento de software livre se distingue do movimento de código aberto, que enfatiza a superioridade técnica em relação a software proprietário, ao menos em potencial.
Os defensores do código aberto argumentam a respeito das virtudes pragmáticas do software livre ao invés das questões morais. Desta forma todo software de código aberto é também um software livre.
O movimento software livre não costuma tomar uma posição sobre trabalhos que não sejam softwares e suas respectivas documentações, mas alguns defensores do software livre. Acreditam que outros trabalhos que servem a um propósito prático também devem ser livres Coerentemente, muitas das pessoas que contribuem para os movimentos de Conhecimento Aberto — movimento do software livre, sites Wiki, Creative Commons, etc. — fazem parte da comunidade científica.
A liberdade de executar o programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em quantas máquinas quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor.
Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definido pela Free Software Foundation:
A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.
A maioria dos softwares livres é licenciada através de uma licença de software livre, como a GNU GPL, a mais conhecida.
Software proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo.
Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização. Note que 'comercial' e 'proprietário' não são o mesmo. A maioria do software comercial é proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre não-comercial.

Sites Importantes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_propriet%C3%A1rio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_comercial
http://pt.wikipedia.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre#Movimento_Software_Livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

Um comentário:

Unknown disse...

Se não estou enganada, a atividade solicitava a pesquisa sobre Software Livre (conceito e suas liberdades);
Software Proprietário e Software Comercial.
Na postagem encontramos apenas sobre o Software Livre.
Aguardo